A incrível arte de se manter ocupada enquanto você não trabalha

Estar desempregada e sem estudar é um tédio. Quero dizer, você acorda e... Nada pra fazer... Almoça e... Nada pra fazer... E é assim por diante todo dia, o dia todo.

Cansada dessa monotonia eu resolvi me mexer. Sabia que na internet não tem só fake news? Na verdade tem muita coisa boa e gratuita pra se fazer (incluindo blogar). Recenetemente eu descobri o incrível mundo dos cursos EAD gratuitos e vim aqui falar de uma plataforma muito legal chamda edX.


Fundada por Harvard em parceria com o MIT, a edX se propõe a oferecer cursos online de qualidade nas mais diferentes áreas do conhecimento, acadêmicas ou não. Seus cursos são 100% organizados pelas universidades que participam da plataforma. Ela é sem fins lucrativos e totalmente open source.

Os cursos são muito variados, dá pra fazer desde curso de espanhol pela Universidade Politécnica de Valência até aprender mais sobre arquitetura chinesa com o curso fornecido pela Universidade Tsinghua. Há ainda cursos de mestrado em EAD, por universidades internacionais renomadas. Vale lembrar que nem tudo é gratuito, mas o que você gasta no site em certificações (que são opcionais) são revertidas pra manutenção da plataforma e dos cursos fornecidos.

Eu por exemplo comecei um sobre o uso de objetos no ensino de História e estou chocada com a qualidade. Você pode conversar com os colegas e tirar dúvidas diretamente com os professores sobre as atividades. Os materiais extras também são fornecidos gratuitamente na plataforma e quaisquer materiais extras necessários são encontrados facilmente na internet - eles levam a coisa do open source a sério!

Eu diria que a única desvantagem dessa plataforma é que a maioria dos cursos são oferecidos em inglês (mas tem em português também). Porém, sendo um projeto internacional e criado por universidades dos EUA, faz sentido.

Pelo menos agora eu ocupo uma parte do meu dia com algo interessante e que agrega pra minha formação. E vocês, o que fazem quando estão parados em casa?

20 comentários em "A incrível arte de se manter ocupada enquanto você não trabalha"
  1. Ai menina, tu acabou de descrever os meus dias pelos últimos meses kkkkkk rindo de nervoso. Realmente, estar desempregada e sem estudar é um tédio que só por Deus, pior que às vezes isso mina com o nosso ânimo também, né? Já faz um tempinho (um mês ou dois, no máximo) que eu fiz um post no meu blog sobre cursos gratuitos também, mas com o tempo fiquei sem saco pra assistir, sabe? Larguei pela metade uns três cursos diferentes e eu tô lutando pra retomar, mas está difícil rs na real na última semana até consegui fazer um pouco mais: comecei a reler um livro, coisa que eu não fazia há MUITOS ANOS, muitos mesmo. Com a faculdade perdi 130% do interesse pela leitura e agora estou tentando retomá-la hehe

    Mas enfim, sobre teu post haha eu adorei essa plataforma! Já tava lá dando uma bisbilhotada. Realmente faz sentido que os cursos sejam em inglês, mas fiquei um pouco triste pois não domino a língua :( seria uma ótima oportunidade para aprender isso também haha vi alguns na minha área em espanhol também, daí fica um pouco mais fácil! Vou olhar com mais carinho os cursos oferecidos.

    um beijo,
    gabi ramalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi! Pois é, também larguei vários já. É difícil estabelecer uma rotina pra estudar em casa né? Mas depois que pega o jeito é uma maravilha, hahaha!

      Abraços

      Excluir
  2. Oi!

    É muito bom saber disso pois conhecimento nunca é demais!
    Aqui onde eu trabalho tem muitas aulas no Youtube tb, se te interessar a área de Direito ( e outras tb!), por exemplo, tem muita coisa:
    youtube.com/crecisp

    Beijos,Gábi
    Blog @gabrielaerIg: @gabrielaer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gábi! Obrigada pela dica! Sou historiadora com foco em História Política no século XIX então Direito me interessa bastante sim, principalmente se tiver algo sobre história das leis etc

      Vou dar uma olhada!
      Abraços

      Excluir
  3. Estudar é uma ótima forma de se manter atualizada até conseguir um emprego, fora que qualquer conhecimento é válido! Adorei a dica da plataforma, ainda não conhecia e vou dar uma olhada nos cursos.

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Stephanie! É bom pra gente se voltar pra outras áreas de interesse que não necessariamente são aquelas da nossa profissão né? Tipo cursos sobre webdesign ou marketing pessoal.

      Abraços!

      Excluir
  4. Me identifiquei super com o início do post, pois até uns meses atrás eu fazia home office e me sentia da mesma forma, sem ter o que fazer quando terminava o trabalho. O mesmo aconteceu quando estava desempregada em 2016, eu não sabia MESMO o que fazer, as vezes deitava na cama e ficava olhando o teto e pensando na vida, hahaha.

    Sobre a plataforma, eu não conheço, mas vou pesquisar já! Adoro estudar gratuitamente (quem não, né?). Vou ver se tem cursos das minhas áreas ou até mesmo melhorar o inglês que é bom, mas está enferrujado haha. Tem o Coursera que eu conhecia de plataforma assim, mas o certificado é pago, você conhece? YouTube também tem muito material, aulas inteiras de Universidades, vale a pena procurar. Conhecimento nunca é demais, né?

    No mais, eu gosto de ler, maratonar séries, ver filmes, escrever, conhecer lugares novos dentro da minha própria cidade (eu chamo de turistar minha cidade haha), buscar eventos gratuitos nos Sescs da vida... isso que faço no meu tempo vago.

    Beijo enorme pra ti! :*

    https://eueminhaestupidez.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graziele!

      Eu já conhecia o Coursera e mesmo sendo pago tem muitos lá que valem a pena! Eu também gosto muito do youtube pra estudar, na época da minha pesquisa de iniciação científica achei muitos documentários bons por lá (nem tudo é vídeo de slime, não é mesmo? haha)

      Abraços

      Excluir
  5. É horrível ficar sem trabalhar ou estudar, dá a sensação de que somos inúteis né? Sei lá haha :/
    Fazer cursos online é uma ótima opção, que bom que está fazendo!!
    Ah, adorei seu blog :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Vou dar uma fuçada no site quero fazer cursos online
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode fuçar, Lulu! Não vai se arrepender (;

      Abraços

      Excluir
  7. Se ve todo muy interesante! Feliz noche! ♡♡♡

    ResponderExcluir
  8. Oie.
    Eu fiquei apaixonada pela ideia dos cursos. Acredito ser uma boa opção mesmo para quem estuda ou trabalha. Queria mesmo fazer um curso de idiomas e aumentar meus conhecimentos das areas humanas. Espero conseguir dar uma checada nele, porque parece ser de mais.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Jéssica! Os cursos online também são uma ótima opção pra quem trabalha pela vantagem de você poder fazer seus próprios horários

      Abraços

      Excluir
  9. É muito difícil eu ficar parada em casa. Quando não estou trabalhando, tenho um apartamento inteiro para limpar, haha ~vidadedonadecasa. Mas, quando quero estudar, eu largo tudo e coloco isso dentro da minha rotina, tanto que no começo do ano fiz um curso EAD complementar sobre rede sociais. Então, eu gostei muito da sua dica, e quando possível quero fuçar o site e encontrar um curso em português que eu possa fazer, pois acredito que conhecimento nunca é demais.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥ | Instagram - Vem interagir no Insta tbm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie!

      Você tem toda a razão: quando fazemos um curso online precisamos nos comprometer! Depois compartilha um pouco como você faz com a rotina pois quando começar a trabalhar vou precisar de umas dicas rsrs

      Abraços!

      Excluir
  10. É sempre bom investir em conhecimento. Mesmo a plataforma tendo a maioria dos cursos em inglês, acho válido a indicação. Pra quem quer estudar inglês é melhor ainda, porque dá pra praticar o idioma e fazer um novo curso.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana!

      Nem tinha pensado por esse lado, mas você tem razão! Dizem que a melhor forma de aprender uma língua é praticando. E por que não praticar estudando outro assunto não é mesmo?

      Abraços

      Excluir